“Hoje em dia os portugueses dormem actualmente menos uma hora e meia do que no início do século 20 e cerca de 30% da população portuguesa sofre de doenças de sono.
Existem dois casos importantes a referir: o de uma senhora, Carla Santos, com 37 anos de idade, que dorme apenas três ou quatro horas por noite, tem muita dificuldade em adormecer, acorda facilmente e, durante o dia, sofre de cefaleias e dores de cabeça, andando habitualmente irritada. E o de Luís Barbosa, com 20 anos, que sofre de hipersónia, dorme demais e passa a maior parte do tempo com sono. Já adormeceu a tocar música e tem dificuldade em manter uma conversa ou comer à mesa sem adormecer.
Os sintomas de Luís Barbosa afectam 5% da população portuguesa, sobretudo a masculina, e caracterizam uma doença designada por Apneia Obstrutiva do Sono. Além de adormecer com frequência em qualquer lugar, Luís Carlos ressona quase toda a noite e já se viu confrontado com paragens respiratórias, devido a uma obstrução das vias aéreas superiores.”
(in Correio da Manhã – 25 Fevereiro 2007)
Caros leitores,
é com tristeza que informamos que o nosso Luís Barbosa (L.B.) irá ausentar-se temporariamente da Banda de Música dos Mineiros do Pejão, a fim de efectuar algumas terapias com vista ao tratamento da sua doença: Apneia Obstrutiva do Sono. Sim, uma doença pouco conhecida, mas do qual ele padece.
É importante referir que a Banda do Pejão já tem vindo a colaborar regularmente para o tratamento do L.B.
Com vista a proporcionar as melhoras condições para a sua recuperação, foram-lhe concedidas algumas excepções de tratamento. Passamos a enumerá-las:
1. Para não o obrigarmos a grandes esforços, o músico poderá ser dispensado de algumas obras, ou se preferir, optar apenas pela execução de obras mais acessíveis. Ainda poderá optar por instrumentos de pouco grau de exigência (ex: triangulo ou pandeiro)
2. Ao músico é-lhe facilitado um sono mais prolongado. Nas festividades que assim o entenda, este poderá usufruir do regime de isenção de cumprimento de horários. (ex: nas festividades que comecem às 8h da manhã, este poderá chegar às 10h. Ou, sempre que o justifique, poderá apenas comparecer ao compromisso da tarde).
3. Há o compromisso dos restantes músicos em não aborrecer o L.B. nas viagens mais longas. Comportamentos que atentem contra a sua integridade como pessoa ou músico não serão tolerados, e serão severamente punidos.
4. O L.B. não deverá ser achincalhado, diminuído ou exposto, ainda que padeça desta doença grave.
5. Ao L.B., ser-lhe-á concedido em todas as festividades e ensaios um café (para quem não entenda, uma BICA) a fim de o tornar mais activo.
Agora, todos esperamos o regresso breve do Luís. Desejamos que tudo decorra pelo melhor. Que ele venha refeito totalmente da doença.
Aqui fica um apelo aos leitores que habitualmente visitam o nosso blog: deixem a vossa mensagem de apoio ao Luís. Contamos com o vosso contributo. O Luís com certeza ficará contente com o vosso gesto.
Saudações musicais…
Luís seriamente afectado pela doença.
CANDIDATAS AO LUÍS BARBOSA
1. MikaelaNome: Mikaela Gertrudes...
Nascimento: pressupõe-se que tenha sido aborto mal sucedido...
Signo: Virgem (pudera)...
Naturalidade: freguesia dos Milagres...
Estado Civil: eternamente solteira...
Cor dos Olhos: castanhos...
Cabelos: loiros/ruivos...
Livro: Ditadura da Beleza de Augusto Cury...
Filme: Fatalmente Sexy de Robert Angelo...
Viagem: a qualquer lado, desde que seja com o meu Luísinho...
Sonho: fazer um lifting...